No fim do século XIX, a Beata Elena Guerra, fundadora das Irmãs Oblatas do Espírito Santo, em Lucca, Itália, pediu insistentemente ao Papa Leão XIII para reconduzir a Igreja ao Cenáculo. De 1895 a 1903, a Irmã Elena, movida pelo Espírito Santo, escreveu doze cartas confidenciais ao Papa pedindo-lhe uma renovação da pregação sobre o Espírito Santo.
Nos seus diferentes escritos ao Sumo Pontífice, ela exortava-o a convidar os fiéis a redescobrir o que é uma vida vivida sob a acção do Espírito Santo. Na sua oração, ela pedia uma renovação da Igreja, a unidade dos cristãos, uma renovação da sociedade e por isso mesmo “uma renovação da face da terra”.
No seu coração, havia a ideia de um Pentecostes permanente; dizia ela:
O Pentecostes não terminou; de fato é sempre Pentecostes em todos os tempos e em todos os lugares, porque o Espírito Santo deseja ardentemente dar-se a todos os homens e, aqueles que o desejam, podem recebê-lo sempre; portanto não temos nada a invejar aos Apóstolos e aos primeiros cristãos; nós só temos que nos dispor, como eles, a recebê-lo bem e Ele virá a nós como veio a eles.
Para pedir esta renovação, a Irmã Elena teve também a idéia de um movimento mundial de oração segundo o modelo do Cenáculo de Jerusalém, onde Jesus celebrou a última Ceia.
Exatamente onde no dia de Pentecostes, Jesus cumpriu a sua promessa de enviar o Espírito Santo, enquanto cento e vinte pessoas, entre as quais os Apóstolos e Maria, Mãe de Jesus, estavam reunidos em oração incessante. A Irmã Elena declarava:
“Oh, se de todos os lugares da cristandade, se pudesse elevar ao Céu uma oração tão unânime e fervorosa como a do Cenáculo de Jerusalém, para reacender o fogo do Espírito Divino!”
Incitado pela Irmã Elena, Leão XIII publicou vários documentos importantes sobre o Espírito Santo. Primeiro, em 1895, escreveu uma Carta Apostólica, Provida Matris Caritate, a qual terminava pedindo aos fiéis para rezarem uma novena solene (9 dias de oração) ao Espírito Santo, entre as Festas da Ascensão e do Pentecostes, suplicando a unidade dos cristãos. Houve um segundo documento em 1897, uma Encíclica sobre o Espírito Santo, Divinum Illud Munus, que terminava também convidando os fiéis a lembrarem-se da novena solene que tinha sido pedida em 1895. Declarava que a novena não era para ser limitada a um único ano, mas que devia ser uma novena perpétua, celebrada cada ano entre as Festas da Ascensão e do Pentecostes e sempre com a mesma intenção: a unidade dos cristãos.
Quando olhamos para os inícios da Renovação Carismática Católica em 1967, dois anos após o final do Concílio Vaticano II e setenta anos após a Encíclica de Leão XIII sobre o Espírito Santo, recordamo-nos muitas vezes das palavras de João XXIII que, na preparação do Concílio Vaticano II, pediu a todos os fiéis que rezassem por “um novo Pentecostes”. Além disso a primeira pessoa a ser beatificada por João XXIII foi a Irmã Elena Guerra a quem ele chamou “uma Apóstola do Espírito Santo” para os nossos dias.
“Renova as tuas maravilhas no nosso tempo, como num novo Pentecostes. Concede à tua Igreja que, num só coração, seja assídua à oração com Maria, Mãe de Jesus, e sob a condução do bem-aventurado Pedro, possa avançar o reino do nosso divino Salvador, reino de verdade e de justiça, reino de amor e de paz. Ámem.”
(Kim Catherine-Marie Kollins)
16 comentários:
Linda postagem!
Adorei.
Parabéns,
Obrigada David por nos visitar...Deus abençoe sua vida!
Fiquei maravilhada com a publicação de uma história (Helena Guerra)que me foi passada na infância - "Vinde, Espirito Santo", era a saudação mais ouvida no meu cotidiano. Gostaria de saber onde existe no Brasil uma comunidade das Irmas Oblatas do Espirito Santo. Tenho um grande desejo de contatar com a congregação.
Obrigada ... de coração (foi um presente)
gostei muito desse site sobre a irma helena guerra pois são poucos os católicos que conhecem essa maravilhosa realidade sobre á nossa igreja.Que Deus os abençoem.
Como Elena Guerra, e por sua intercessão,que possamos também pedir o Espírito Santo em tudo o que fizermos.
VINDE ESPÍRITO SANTO
MAGALI - PORTO FELIZ- SP
Amados irmãos somos chamados na Igreja a continuar as intuições proféticas da Beata Elena Guerra. Em nossa Fraternidade que abraça todos os estados de vida existe o ramo da vida religiosa que tem como missão continuar o carisma profético da Beata Elena Guerra, são as Irmãs Oblatas do Cenáculo. Se você deseja conhecer mais sobre a Beata e nosso carisma, entre em contato conosoco visitando nosso blog ou por email fraternidadesc@gmail.com.
Veni Sancte Spiritus!!!
Se desejarem adquirir a novena de Pentecostes que foi escrita pela Beata Elena Guerra (a primeira na história da Igreja, datada de 1895) entre em contato conosco... fraternidadesc@gmail.com
Beata Elena Guerra, rogai por nós!
Ola boa tarde!!!!
estou maravilhada com a Historia da Beata eu tomei conhecimento dela a pouco tempo, e neste final de semana eu pude aprender e conhecer muito sobre ela, tivemos em um congresso para servos aqui em v. velha E.S, com o Pe. Dudu que tem muito a nós ensinar sobre ela e fora que ele é um barato acaba tudo ficando divertido e mais facil para capitar. E alem de tudo eu recebi uma cura atraves da intercessão na hora da oração que foi conduzida pelo Pe. Dudu o meu desejo é de me aprofundar muito mais na vida dela e é isso que vou fazer, fiquem na paz.
Quem estiver interessado em conhecer um pouco mais do trabalho desta maravilhosa mulher, é só visitar o site oficial .http://www.elenaguerra.com/
Bom dia a todos!
Tenho interesse em fazer a novena do Espirito Santo, alguém pode me passar ou indicar onde encontro.
Deus os abençoe!
Cássia
Sou da Paróquia do Pe. Dudu, desse amado de Deus, que está trabalhando para a canolização da Beata Elena Guerra. Quem quiser a novena, o livro sobre a vida da Beata e as cartas que ela mandou para o Papa Leão XIII ( q Pe. Dudu traduziu) mande um e-mail pra mim.
Temos tb as Irmãs Oblatas, a fraternidade aqui na nossa cidade.
lilian@pedroc.com.br
Boa Tarde na paz de Jesus e ´proteção de Maria. Fui agraciada com a honra de participar de uma noite de louvor em que Padre Dudu compareceu com a reliquia da Beata Elena. era uma fase dificil da minha vida e consegui dar a volta por cima, hoje vivo outra situação minha amada mãe Maria Lourde de Souza está com cancêr no estômago enraizando para o pancrêas e basso, ela foi para cirurgia e como o tumor é grande os médicos não conseguiram operar.
Temosmuita fé somos participantes do grupo de oração, retiros , noites de louvor e estamos esperando em Maria e Jesus com a interceção da Beata.
Estamos pedidno pela intercessão de todas as pessoas que possam nos ajudar em oração.
Que São Miguel Arcanjo proteja a todos nós
BOA tarde sou Fatima de Congonhas Minas terra do Bom Jesus . tivemos a oprtunidade de conhecer a reliquia de BEATA HELENA GUERRA pois fomos privilegiado s plena segunda feira irma da Copiosa Redençao fez um momento de louvor e apos a oraçao tivemos a graça de poder tocar na RELIQUIA de BEATA ELENA GUERA pela boa vontade de Irma ZELIA . Hoje tem esperimentado as tantas oraçoes todas boas tenho feito constante a do terço do Espirito Santoque possa brotar o desejo da Sagrada Eucaristia a cada dia que o proprio Senhor os envolva com em Pentencostes todos ficaram cheios, repletos fartos , EMBREAGADOS DO ESPIRITO SANTOentao que minha familia ou nossa familias possam ter esta oprtunidade. que a paz de Jesus estejam com todos voces. m 23 11 11.
FATIMA CONGONHAS MG
Que bom saber que o coração de Jesus bate forte por mim, Vinde Espirito Santo sobre minha vida.Estoria linda da Irmã Helena, amei.
Amei esse site e uma graça de Deus. é site assim que a humanidade precisa Deus abençoe este site.
Q BOM SABER Q O CORAÇÃO DE JESUS ESTA BATENDO POR MIM.Q JESUS E O ESPIRITO SANTO ABENÇOI A MINHA FAMILIA.AMÉM!
FRANCISCA BARBOSA GOMES DE CARIÚS -CEARÁ.
Postar um comentário