Visitantes on line:

Sua presença é motivo de alegria para nós!Seja bem-vindo ao Sagrado Coração!!!

domingo, 1 de março de 2009

TERESA DE LOS ANDES,Padroeira da Juventude da América Latina




Juanita Fernandes Solar nasceu em Santiago do Chile no dia 13 de julho de 1900. Desde sua adolescência foi fascinada pelo Cristo. Entrou no Mosteiro das Carmelitas Descalças de “Los Andes” no dia 07 de maio de 1919, com o nome de Teresa de Jesus. Morreu no dia 12 de abril do ano seguinte, depois de ter feito sua Profissão Religiosa. Foi Beatificada por João Paulo II, no dia 13 de abril de 1987, em Santiago do Chile e proposta como modelo para os jovens. Sua canonização se deu aos 21 de março de 1993. É a primeira flor de santidade da nação chilena e do Carmelo Teresiano na América Latina.

Teresa de Los Andes, Santa de nosso tempo, cumpre, dos rincões dos Andes Chilenos, a missão de fazer resplandecer, na transparência de sua vida, como um vitral de diferentes cores, a luz de Deus. Com efeito, uma das características de seu caminho de santidade foi experimentar e testemunhar que Deus se dá gratuitamente, como a luz do sol, que basta deixá-la penetrar no cristal de nossa vida, para que o atravesse e ilumine também os demais. Ela chegou à santidade, não por meio de uma vida longa e carregada de méritos, mas porque soube unicamente abrir-se a luz de Deus e aceitar sua vontade a partir de uma vivência profunda de fé, esperança e amor. Os ensinamentos de Teresa de Los Andes se fazem mais vivos quando nos aproximamos de sua vida concreta. Descobrimos que ela, como nós, além das coisas boas da vida, experimentou limitações e teve de enfrentá-las guiada pela fé e pelo amor de Deus, em tudo aquilo que constitui a trama de cada dia.
Antes de entrar no Carmelo ela lê os escritos de Elisabete da Trindade e fica encantada e sintoniza com ela porque seu sonho é também viver com Jesus no íntimo de seu ser e transformar toda a sua existência em louvor de Deus.
De família piedosa, devotíssima de Nossa Senhora como ela mesma nos conta. “Desde os sete anos mais ou menos, nasceu em minha alma uma devoção muito grande por minha Mãe, a Santíssima Virgem. Luxo deu-me esta devoção que tive e terei até a morte. Contava-lhe tudo o que me acontecia e ela me falava. Ouvia sua voz dentro de mim mesma clara e distintamente. Ela me aconselhava e me dizia o que devia fazer para agradar a Nosso senhor. Eu acreditava que isto era muito natural e jamais ocorre-me dizer o que a Santíssima Virgem me dizia. Todos os dias, Luxo me convidava para rezar o rosário e fizemos juntos a promessa de rezá-lo toda a vida, o que cumpri até agora. Só uma vez, quando era bem pequena, esqueci.”

FRASES DE TERESA

« Jesus Cristo, esse Louco de Amor, tornou-me louca!»

«Adquiri fama pelas minhas tentações do riso...» (C.43)

«Só Tú, Jesus, és o único capaz de me enamorar!» (D. 40)

«Jesus não quer que exista ninguém entre Ele e eu. Manifestando-se à minha alma, enamorou-a de tal forma que só n'Ele posso encontrar repouso» (C. 140)

«Deus é alegria infinita...Ele no-la comunica!» (C.101 e 108)

«Vi que a Felicidade do mundo não existe e as coisas do mundo deixam-me sempre um vazio que só Deus pode preencher por completo!»

«Sou a pessoa mais feliz. Não desejo já nada porque todo o meu ser está saciado por Deus...» (C.100)

Nenhum comentário: